quarta-feira, 29 de abril de 2009

Religião Mesopotâmica


Os deuses da Mesopotâmia, extremamente numerosos, eram representados à imagem e semelhança dos seres humanos. O sol, a lua, os rios, outros elementos da natureza e entidades sobrenaturais, também eram cultuados. Embora cada cidade possuísse seu próprio deus, havia entre os sumérios algumas divindades aceitas por todos. Na Mesopotâmia, os deuses representavam o bem e o mal, tanto que adotavam castigos contra quem não cumpria com as obrigações.
O centro da civilização sumeriana era o templo, a casa dos deuses que governava a cidade, além de centro da acumulação de riqueza.
Mesopotâmicos e o Fenômeno da Natureza
Os Mesopotâmicos acreditavam que os fenômenos do mundo ao seu redor eram animados, vivos, que os poderes e a natureza tinham personificação divina. Tais fenômenos não eram humanos, mas possuíam vontade e personalidade. A religião, portanto era politeísta e panteísta. Portanto, para entender a natureza e seus variados fenômenos, os Mesopotâmicos procuravam entender a vontade, a personalidade, a direção e manifestação desta variedade de poderes.
Os deuses se diferenciavam dos homens por serem mais fortes, todo-poderosos e imortais.Cada cidade tinha um deus próprio, e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também se tornava mais cultuado. No tempo de Hamurádi, por exemplo, o deus Marduc da Babilônia foi adorado por todo o império.
A divindade feminina mais importante era Ishtar, deusa da natureza e da fecundidade.

Aluna: Jackeline Queiroz Ferreira

2 comentários:

  1. Acredito que a historia pe fascinante como os sonhos fantasticos q temos nas epocas medievais em q lutas e conquistas seguiam-se uma a uma.

    Sou um pouco leiga nesse assunto, mas imagino o poder, a imortalidade e deuses.

    Ana querida estou gostando muito do seu blog, beijos Lu

    ResponderExcluir
  2. muito interecante adoro estudar este assunto na minha escola

    ResponderExcluir